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sábado, 25 de julho de 2015

Cartão Estação Ferroviária de Campinas !




Este Cartão da Estação Ferroviária de Campinas, foi criado quando da inauguração do Ceprocamp. É um dos poucos Cartões que tenho sobre a cidade de Campinas        



 


Um pouco da história da Estação:

Inauguração: 11.08.1872
Data da construção do prédio atual: 1884

Histórico da linha: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da Estrada de Ferro Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goias (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971,   a Fepasa      passou    a      controlar    a linha.  Trens de passageiros  trafegaram  pela linha até março de 2001,   nos   últimos    anos   apenas   no   trecho Campinas-Araraquara.



A Estação: A Estação de Campinas foi inaugurada em 1872, e na época, embora diferente e menor do que o prédio atual, já era a maior das quatro estações da ainda curta linha da Cia. Paulista. Em 1884, esse prédio foi desativado, tendo sido inaugurado nesse mesmo ano um novo prédio, que sobrevive até hoje. O velho prédio sobreviveu mais alguns anos, tendo sido finalmente demolido em 1889. Não agüentou os danos causados por um enorme formigueiro sob suas fundações, que o fez afundar, e também os danos causados por um grande temporal, em 1883. O novo prédio foi construído sobre o leito original dos trilhos, em frente à antiga estação; inicialmente, foi construida apenas o que é hoje a parte central da estação. Entre 1910 e 1915, um segundo corpo foi construído na ala oeste, além de ter sido instalada a cobertura da entrada principal com estrutura metálica, que alias, não existe mais nos dias de hoje. E finalmente, nos anos 20, acrescentou-se todo o segundo pavimento da ala leste e o segundo andar da extremidade oeste, onde existe a sala de bagagens. Uma nova gare foi construída, com cobertura metálica e mais alta, por causa  da eletrificação da  linha, em 1922. Mais algumas   pequenas     alterações foram efetuadas nos anos 30 e 40. A estação da Paulista de Campinas servia ainda, a partir de 1913, como baldeação para a linha da Sorocabana, que vinha  da  sua própria  estação em Vila Bonfim  e  seguia  para  Mairinque. Servia também como baldeação para os passageiros que se dirigiam para a linha da Mogiana, para o norte e nordeste do Estado. Em 1984, a estação, em meio a festas pelo centenário do prédio, sofreu uma grande reforma, dois anos depois de ser tombada pelo Patrimônio      Histórico      (Condephaat).  Hoje estas duas ramificações não mais existem. As linhas das antigas Sorocabana e Mogiana tiveram suas partidas transferidas para a Estação Boa Vista, fora da cidade. Trens de passageiros ainda passaram pela estação até 15 de março de 2001; desde 1999, ela era ponto de partida e não mais de passagem para os bi-semanais trens de passageiros da Ferroban. Em julho de 2003, passou a servir como Centro Cultural, entre outros usos, tudo sob responsabilidade da Prefeitura Municipal. 



Fonte:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/campinas.htm

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